Reflexões sobre a poética e poesia…

Reflexões sobre a poética e poesia…

Ao longo dos tempos muitas definições tentaram dar à poesia, como arte sonora, no inicio, como cântico da beleza e do sentir, como arte matemática das sílabas e rimas, para mim a poesia é simplesmente a arte de emocionar, não é apenas a beleza ou a rima ou a vida, mas a emoção. Quanto mais leio sobre o assunto mais a entendo como um diálogo íntimo e pessoal, não como uma mensagem do poeta ao leitor, mas de uma reflexão interior por quem a lê. O poema que a um leitor o emociona pelo amor, a outro pode emocionar pela saudade, ou mesmo pela dor da perda.
Já estive em alguns debates sobre se a poesia deve ou não ser sentida ou “vivida” pelo poeta, encontro em mim mesmo sempre a mesma resposta, deve o romancista viver os romances que escreve? Mesmo assim emociona, deve o actor viver as cenas que representa? Mesmo assim emociona… Então porque deve o poeta sentir ou viver o que escreve, se a intenção é emocionar e não passar uma vivência… juntando 2 ou 3 leitores a uma mesa e dando a ler o mesmo poema encontrarão 3 visões diferentes segundo a vivência de cada um, então qual a relevância do poeta ter vivido o que escreveu, se apenas nele faz sentido? Sei que muitos ficam chateados quando lêem estas linhas, que a poesia deve nascer da alma, que o amor deve vir do coração, etc… Então como por um poeta a escrever da pobreza se não for pobre? Como escrever um poema de um sem-abrigo se não for um, como escrever um poema contra o abuso sexual, racial, étnico se não o tiver sofrido?
Se ao lerem-me eu emociono, não é por mim, mas pelo sentir que impus nas palavras, pelo sentir que me impus ao escrever, e quando escrevo sou actor dos sentires que debito… não me escrevo, descrevo sentires e emoções, sendo que no tudo que escrevo, também está parte do que sinto…

Alberto Cuddel

3 thoughts on “Reflexões sobre a poética e poesia…

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: